RETROSPECTIVA 2021

Há exatamente 12 anos, iniciávamos um audacioso projeto!

Levar aos profissionais médicos um trabalho diferenciado e que buscava oferecer uma segurança em sua rotina profissional.

Em dezembro de 2009, nasceu a ADDM – A Associação de Defesa dos Direitos Médicos.

Uma instituição sem fins lucrativos, qual não almeja através de seu trabalho obter ganhos financeiros.

A ADDM, desde o início teve como objetivo proporcionar aos médicos condições de trabalho, pois naquela época estava na moda, médicos sendo agredidos nas redes públicas de atendimento, linchamento público em matérias jornalísticas, outdoors com exposição de diversos casos de suposto “erro médico”, sem ninguém ao seu lado, para lhe defender daqueles absurdos.

Assim, veio a ADDM, com o propósito de levar aos médicos um apoio jurídico e de imprensa, com a iniciativa de atender aos nossos associados durante 24 horas por dia, 7 dias da semana.

O trabalho foi árduo, como esperado! Foram anos iniciais muito difíceis, pois nos faltou acreditação no projeto, seja pela desconfiança do serviço oferecido, ou pelo valor que era cobrado.

Fomos deveras questionados, por oferecer um serviço supostamente vantajoso, por um preço baixo, e sempre explicamos que nosso trabalho ocorria na forma associativa, onde todos se uniam para proporcionar aos demais o serviço de qualidade.

Foram dias de grandes lutas, mas que nestes 12 anos de trabalho, alcançamos nosso objetivo de possuir acima de 95% de êxito na defesa dos nossos associados.

A cada ano que íamos superando, nossos associados cresciam, e juntamente com eles nossa base de resultados.

Passamos a atuar nos 4 cantos do nosso País, onde mesmo à distância por meios on line, ou quando necessitou de nossa presença, estávamos lá, sem custos ou despesas adicionais.

Nosso trabalho passou a ser conhecido em várias regiões remotas, e foi muito gratificante ser recebidos em cidades consideradas pequenas, onde todos os profissionais de saúde eram nossos clientes.

Não buscamos reconhecimento, fama ou desejo de enriquecimento.

Desejamos levar a você nosso associado, que acreditou durante estes anos no nosso trabalho, e nos permitiu oferecer um pouco de tranquilidade no seu dia a dia, seja quando estava com uma carta do CRM na mão, seja quando estava com um oficial de justiça em sua porta.

Naqueles momentos em que pacientes te afrontaram ou te questionaram, e você não sabia o que fazer, nos ligou, sem importar o horário, e acreditamos que tenhamos ajudado a você, com o nosso conhecimento e experiência.

Este breve relato de nossos resultados, é para lhe mostrar o quanto você foi e é especial para nós. Foi graças a você que tivemos a coragem de seguir em frente, e não deixamos de acreditar que o próximo ano será ainda melhor.

A você que faz parte de nossa história, nosso agradecimento especial.

Nossa equipe deseja a você um feliz natal, e um próspero ano novo, que em 2022, seja um ano de grandes conquistas e muita saúde, para você e sua família.

São os votos de toda a família ADDM

A Mão Amiga do Médico

SEGUE NOSSA ATUAÇÃO EM 2021

4.782 Consultas prestadas através de ligações e mensagens de aplicativos.

325 Acompanhamentos na Delegacia de Policia

59 Denúncias e representações apresentadas no Ministério Público

32 Denúncias apresentadas no CRM

124 Boletins de Ocorrências por falsificação de prontuários/carimbo

16 Ações de Reparação de Danos por Calúnia/Difamação contra pacientes/familiares

187 Sindicâncias Respondidas

74 Sindicâncias Arquivadas

12 Contrarrazões em Sindicâncias junto ao CFM

5 Decisões de Abertura de Processo Ético

37 Defesas Prévias apresentadas

18 Julgamentos Realizados

2 Condenações aplicadas

2 Recursos interposto no CFM

1 Condenação mantida pelo CFM

3 Julgamentos de absolvição no CFM

49 Contestações judiciais

37 Sentenças Favoráveis

35 Contrarrazões ao recurso de apelação

00 Sentenças desfavoráveis

28 Agravos de Instrumento Interposto contra decisão

27 Julgamentos no Tribunal de Justiça Mantendo a absolvição

19 Contrarrazões ao recurso Especial

00 Recursos Especiais Admitidos