Advogados criam Associação de Defesa dos Direitos Médicos – Sinmed-MS

09 de Dezembro de 2010

Atuar fazendo oposição ao abuso do poder econômico nas relações jurídicas correlatas é um dos objetivos da ADDM (Associação de Defesa dos Direitos Médicos), que foi lançada ontem (08/12), na AMMS (Associação Médica de Mato Grosso do Sul). Outro foco da entidade é trabalhar nas esferas jurídicas e administrativas em defesa dos interesses médicos, já que de acordo com informações do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), os processos por erros médicos aumentaram 200% nos últimos seis anos.

Para o advogado e presidente da ADDM, Dr. Ivan Figueiredo, a associação quer agir em parceria com o SinMed-MS (Sindicato dos Médicos) e com o CRM (Conselho Regional de Medicina), agregando assim forças para defender a categoria. “Nosso intuito é ser parceiro do médico e estar sempre preparado para tomar as medidas cabíveis quando necessárias”, disse o presidente. Ele reforçou ainda que a ideia é contribuir para que seja atingido o equilíbrio ético, por meio de maior conscientização e participação do médico na definição de políticas públicas, voltadas para a relação de consumo e meio ambiente, e de seu maior acesso à justiça.

Segundo a presidente do SinMed-MS, Dr. Luzia Santana, é extremamente importante a união das entidades em apoio ao médico. “Vamos trabalhar sempre por aqueles que exercem suas funções com profissionalismo e ética. O sindicato sempre será parceiro de quem luta em defesa do bom profissional”, diz a presidente. Ela ressalta ainda que a criação da ADDM vai ajudar a combater algumas injustiças que acontecem contra a classe médica.

Lançamento ADDM

Na noite de lançamento da ADDM o advogado representante da associação, Dr. David Frizzo, e o médico representante do CRM-MS, Dr. Sérgio Renato de Almeida Couto, ministraram palestras respectivamente sobre: O Novo Código de ética Médica e o CRM e a Defesa do Profissional. 

O representante do CRM mostrou como é atuação do conselho e qual o perfil dos médicos que recebem processos. Já o advogado David Frizzo, ressaltou alguns tópicos do novo código de ética e como o médico deve se portar em determinadas situações.